sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Reforma dor de cabeça que nunca acaba

Só de planejar a reforma, os cabelos ficam de pé. E por mais bem organizado, compra de material com antecedência, e com sobra. Indicações do pedreiro, pagar direitinho...
E ai o "profissional" some, larga as coisas por fazer. No meu caso, não era a 1º, 2º nem 3º, estava tudo acordado e pago! Não dava para procurar outra pessoa, e ter que pagar, de novo.
Lá fui eu no quebra galho. Situação normal e corriqueira que tiro de letra.
Meu problema foi com as portas e batentes, foi difícil tirar as fotos com detalhes do antes:


1 - camada de cinza  escuro, tinta a óleo / 2 -  camada de cinza  claro, tinta a óleo - 3 camada de amarelo tinta a óleo  - 4 camada de bege  não é tinta a óleo e em baixo, por fim a madeira.
Era para o pedreiro passar um produto que TIRA-SE a tinta das portas e batentes. Isso seria feito numa àrea aberta do prédio, pois com a minha riniti, eu e os produtos não poderiamos dividir o mesmo ar!
Imagine o preju, remover caro, várias latas, paguei o serviço, e o homem sumiu! Nem cogitei em passar as coisas, falar o que para minha otorrino, que já me manda fazer "faxina com mascara"...
nos batentes eram 4 camadas de tinta, mas nas portas eram 5! Com exceção da primeira camada, todas as demais eram tinta a óleo. E não tinha como passar MAIS camadas, todas estavam fofas, descascando.

Depois de muitos conselhos com o mestre Google, e seus seguidores, descobri a "minha" solução: um soprador térmico, comprei de um vendedor confiável, num famoso site de vendas. Mas marquei para pagar e receber. E correu tudo bem. Eis o soprador:

Como produz de 400 a + ou - 600 graus, a tinta fofa e solta da madeira (ferro) e é só passar a espatula e depois lixar. Não ficou como eu queria mas melhor do que esperava! E sem fudum.



Esse foi o resultado, parece uma patina.


Pele de Seda x Hormônios

Não me consola saber que, como eu, existem milhares de pessoas que travam um batalha de vida inteira contra acne. Pois na porta dos 40 anos, me vejo uma adolescente desde os 15.
Só a gravides me deu uma pequena tregua.
E sai tão caro tentar manter uma aparência limpa e bonita numa pele que nasceu com outra programação. Será que, quem não tem esse problema se dá conta da benção?!?!?
Remédios e receitas já usei e fiz de quase tudo, mas a do momento, que é minha dica necessita de 3 coisas que certamente todos tem em casa, e 2 que são fáceis e baratas de achar:

Açucar  Mel e Ovo (e um pouco de sabonete liquido) e uma pastilha de vitamina C

Como usar:

Primeiro pegue a clara com o 2 colheres de açucar, adicione  1 colher cheia de sabonete liquido e vá aplicando enquanto massageia e rosto, sem pressa.
Pode retirar com uma tolha úmida, ou aguá só mesmo.
Depois 2 colheres de mel um pouco da gema e a pastilha dissolvida em um pouco de agua. Misture e aplique com um pincel, deixe uns 20 minutos e lave o rosto.
E nunca esquecer o protetor solar, esse é o inimigo número um das Rugas e Manchas indesejadas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pão de Batata na MFP e Torta de Banana - Potato Bread in MFP and Banana Pie

Adoro pão de batata, mas até acertar na receita é uma saga. Com a máquina (MFP) estou me adaptando; nem sempre sai do meu gosto, mas a praticidade compenssa.
Eis o pão pronto:


Usei 3 batatas grandes cozidas
300 ml de leite
1 ovo
2 colheres de azeite
1 colher sopa de sal
1 colher de sopa de açucar
apróximadamente 400 gramas de farinha
1 sachê de fermento

Modo de fazer: Bati as batatas com os demais ingredientes, menos a farinha e fermento. Coloquei na MFP, ai sim os secos, a farinha e o fermento e usei o ciclo que leve 3:40, para pão 900 grs.

Torta de banana
Minha amiga Márcia me deu a idéia de fazer com abacaxi, mas assim que testar dou um post.


Precisa de umas 10 bananas, bem maduras cortadas em tiras não muito grossas
2 ovos
2 xíc. de açucar
1 copo de 200ml de leite
2 xíc. de farinha de pão amanhecido (guardo todos os pães, depois passo no moedor / multiprocessador)
1 colher de sopa de fermento em pó

Montagem: misture os ovos e o leite reserve. Agora misture "farofa" a farinha com o fermento e o açucar, reserve. Espalhe um pouco da farofa no fundo da forma, só para cobrir. Coloque uma camada de banana, e vá repetindo, eu sempre acabo com a farofa. Por fim despeje o líquido cobrindo bem e asse até dourar.
Experimentei por um pouco de chocolate na farofa e ficou muito bom.

Fiz mais um Pão de Batata!


A receita é a mesma do anterior, assim como  modo de fazer, mas substitui uma xícara e meia de farinha por :
1 xícara de farinha integral e a meia xícara fui colocando colheres alternadas de amaranto, germem de trigo e linhaça até dar a medida. As pintinhas do pão são o "ouro" negro para nossa saúde.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Receitas x Bagunça no cozinha

Cozinhar quando estamos inspirados pode ser divertido. Senão sai uma gororoba...
Mas dá gosto se a "magia da química", dá o resultado esperado.
Prometi ao meu filho, por exemplo que faria waflles, mas a massa normalmente tem que descansar uns 30 min. e ele acordou com fome...
Tinha visto umas receitas de waffles de batata, "pão de queijo"... e tinha um pacote de massa para pão de queijo. Resolvi arriscar e fiz um pouco mais mole do que o indicado e coloquei na maquina, tal qual foi meu alívio, quando o cheiro de pãozinho subiu!
E deu certo, eis a foto da prova:

Ontem, então fiquei contente que, por fim, consegui fazer um bolinho de bacalhau como os portuguese, só com batata e peixe temperado no azeite, ervas...
As primeiras receitas eles "esfarelavam na  hora de fritar"! O pulo do gato é a batata, tem que ser a de casca "rosa", realmente é sequinha!


Bem vocês podem também se deliciar, por ambas as receitas são super fáceis.
O bolinho é só usar a mesma quantidade de peixe(dessalgado e levemente aferventado) e batata (cozida e espremida) temperar a gosto, modelar e fritar.
O waflle é mais fácil ainda, pois a receita pronta de pão de queijo leva 3/5  minutos para ficar pronta, só fiz mais mole do que para assar.

sábado, 10 de setembro de 2011

PROGRESSIVA

Quem tem "lindos" cachos, e num  momento de crise, resolve ELIMINAR (momentaneamente) todos como eu já fiz. Depois ocorre um misto de amar e odiar, dá um trabalho (gasto) manter.
Mas matar a vontade de cabelos esvoaçantes, como diz lá a propaganda não tem preço...
Ainda bem que cabelos cacheados estão em alta.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Falso Mosaico - False Mosaic

Quando aprendi a fazer o falso mosaico, com cola especial e gotejando tinta vitral, nem imaginava que iria fazer as lembrançinhas do meu sobrinho e os quadros do quartinho!





Também fiz um tapete de ponto russo, 1,00 x 1,20, demorou um pouco, mas saiu.

Nem do meu filho fiz grande assim.

O 1º niver do Youssef

Certamente foi memorável fazer a primeira festinha de filho! E com uma verba suuuuuper curta, o que sobrava era "imaginação". Eu e minha mãe fizemos quase tudo, da decoração, fantasia do aniversariante, quitutes, foto recordação, o que virou o "carro chefe", na família, cada evento vinha lá o pedido, queriam que fosse o presente... É bem divertido fazer.
O tema foi Alladin, festa árabe, por causa da origem do nome dele: Youssef - José em hebraico.
E veio a decoração:

O melhor foram os amigos e familiares que nos prestigiaram.
Agradeço a todos.